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É muito cansativo ler e não absorver o que se lê. É a sensação do trabalho que se perde, da viagem ida por caminho errado, da derrota após luta árdua.

A diferença dos casos acima, para o esquecimento da leitura que mal se finda (e é esquecida) é que naqueles casos as pessoas sabem que precisam de técnica, ou que precisam de um mapa, ou que precisam de muito treino.

Mas no caso da memória é diferente. E a culpa não é sua. A culpa é de uma falsa idéia, amplamente difundida, de que ter ou não ter uma boa memória é algo “natural”. É como se algumas pessoas tivessem recebido uma memória pronta e outras não.

Não é assim que funciona e a história pode atestar.

Mesmo antes de existir papel, caneta ou qualquer outro recurso para leitura e escrita, as pessoas aprendiam, mas como?

Sendo a memória uma potência humana ela precisa de uma intencionalidade para que se torne efetivamente treinada.

Esperar que a memória se desenvolva sozinha ou que a originalidade seja advinda da “criatividade” são erros bem comuns – que impedem as pessoas de olharem para a sua memória com mais detença.

Grandes e importantes autores compararam a memória a um palácio: O Palácio da Memória.

Assim como cada cômodo guarda uma parte da casa e possui uma função específica (quarto para dormir/sala de leitura/ sala de visitas/sala de jantar, etc) a memória também deve ser organizada por compartimentos:

  • E como podemos dividi-los?
  • O que guardar em cada um?
  • Como diferenciar o que é importante e o que é complementar?
  • Como evocar o que já aprendi no momento que precisar?
  • É necessário memorizar tudo o que se lê ou há também necessidade de anotações?

Estas perguntas todas estão respondidas no curso Leia sem esquecer. Eu preparei esta aula (que está dividida em três partes) pensando justamente em atender a uma demanda que chega até mim há pelo menos três anos:

“Olinda, eu leio, eu estudo, eu me esforço, mas simplesmente não consigo me lembrar depois. Parece que meus estudos são em vão. Eu me sinto perdendo tempo”.

Eu CANSEI de ouvir este tipo de questionamento. E pus a me perguntar: de quê adianta insistir para que meus alunos estudem se eles não conseguem estabelecer o mínimo de domínio sobre o que absorvem na leitura?

É o famoso ditado nadar, nadar, nadar e morrer na praia.
A sensação de frustração é gritante. Ela gera a impressão de impotência, de incapacidade e acaba desembocando numa conclusão precipitada: “talvez eu tenha algum problema. Isto aqui não é para mim”.

E é assim que muita gente abandona o barco. Não termina os livros que começou a ler, os projetos que pensou em encabeçar ou o sonho de ensinar o que poderia ter aprendido bem: se o tempo empreendido nas leituras tivesse resultado na memorização do conteúdo.

Hoje eu quero, de verdade, fazer renascer esta esperança no coração dos meus alunos: a esperança de que podem aprender, de que podem adquirir domínio sobre o que estudaram e (por que não?) ensinar outras pessoas.

A esta altura você provavelmente está se perguntando: serve para mim?

Então veja se você se encaixa em uma das situações abaixo:
  • Para estudantes (de todas as áreas e níveis) que se sentem cansados de investir tempo e leitura porque pouco (às vezes nada) conseguem absorver do que leram.
  • Para quem gosta de ler por hobby, mas abandona o livro no meio do caminho porque em cada retomada parece que precisaria recomeçar a leitura.
  • Para quem se sente cansado no trabalho depois de ler documentos, planilhas e relatórios e não consegue diferenciar o que seria bom tomar notas e o que não precisa.
  • Para mães de família que usam agenda, post-in, lembretes, mas, mesmo assim, sentem-se perdidas e desorientadas diante da quantidade de demandas que parecem sufocá-las.

O investimento que você fará neste curso é cem por cento exclusivo:

R$149,00

*Nunca mais este curso sairá por este valor de lançamento.
Estamos diante de uma ruptura: daqui em diante, depois da divulgação deste conteúdo, os alunos do Leia sem Esquecer começarão a se destacar em todos os lugares:
“Como você consegue se lembrar de tanta coisa?”
“O que você faz para não se esquecer do que lê.”
O poder da memória é arrasador e não pode passar imperceptível. A verdade é que depois deste curso um novo grupo será formado: e você estará nele.
Até aqui você certamente não entendeu perfeitamente o que a sua memória pode fazer por você. Você vai pagar (pouco) para ver e depois voltará para me contar.
Olá, eu sou a Olinda Scalabrin
ou Mãe-Raiz (apelido carinhoso que pegou por conta do meu trabalho com educação), moro em São Paulo. Sou Licenciada e Bacharela em História pela Universidade Estadual Paulista, especialista em Alfabetização e Educação (há mais de três anos e com mais de cinco mil alunos), mãe de cinco filhos e palestrante.
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