
Primeiras Letras
Curso definitivo de Alfabetização.
Aprenda a alfabetizar, em casa ou na sala de aula, de maneira efetiva e validada. Torne-se um alfabetizador sem lacunas.
Se você chegou até aqui é porque não está seguro para começar,
ou continuar, a alfabetização daqueles que precisam de você para aprender a ler e a escrever.
Nós vivemos numa época em que tudo se opõe ao estudo sério. As crianças, desde a mais tenra idade, são preparadas para o lúdico, o fácil, e, ao mesmo tempo, são expostas a uma iniciação escolar precoce que, infelizmente, na maioria das vezes, não está pronta para ensiná-las.
Os resultados estão escancarados para quem quiser ver: jovens e adultos que não conseguem ler uma frase completa, não podem entender um texto simples ou um enunciado de uma lição de matemática.
Isso acontece porque da mesma maneira que um prédio não pode ser construído sem alicerces, uma vida de estudo não pode ser formada sem uma boa e sólida alfabetização. Ambos desmoronam.
Pais e professores que começam a identificar esse mal enraizado na formação básica escolar se deparam com um problema concreto, real e num primeiro momento intransponível: como se deve alfabetizar uma criança, sem deixar lacunas?

Por isso o Primeiras Letras foi criado:
Para auxiliar pais que não possuem formação universitária em pedagogia e não fazem a menor ideia de como começar a alfabetizar seus filhos.
Para guiar pais cujos filhos estão na escola, em fase de alfabetização, mas não sabem como julgar se o que e como estão aprendendo é suficiente; ou se precisam complementar em casa;
Para professores que terminaram a formação em pedagogia, mas não aprenderam nada além de um conjunto de “práticas didáticas” que não formam ninguém.
Para educadores que possuem responsabilidade na formação de professores e no desempenho dos alunos; tais como coordenadores pedagógicos/diretores.
Infelizmente não é possível confiar que apenas o sistema educacional regular dê conta de formar as crianças em leitores fluentes.
Pais e professores me procuram preocupados com o futuro da vida de estudo dos filhos e alunos, muitos deles, inclusive, com mais de dez anos e que ainda não conseguem acessar o significado de um texto simples.
A situação preocupa, mas não é irreversível. E uma simples questão é suficiente para explicar o porquê:
Alfabetizava-se de maneira muito mais simples, concreta e eficiente do que vemos hoje: através de um educador persistente e que tinha clareza do que estava fazendo.
É exatamente isso que se perdeu, hoje.
Vivemos na era da confusão. Pais e professores formados na geração de 80/90 sentem-se inferiores, “desatualizados” quando um conjunto de técnicas mirabolantes e confusas ganham cada vez mais espaço.
Impõem-se mais exigências: todo o processo precisa ser lúdico; a professora tem de dominar a didática, não o conteúdo; o material precisa ser cumprido rigorosamente (e todas as crianças devem ter o mesmo desempenho); é indispensável o uso de manipuláveis – a lista é extensa.
Mas ela nunca contempla o principal: a presença de um educador atento e que ENSINA. Com a desvalorização do papel do mestre, ou professor, que passou a ser um “facilitador”, aqueles que deveriam ter nas mãos o ensino sentem-se como se elas estivessem atadas.
Qual a saída, então?
Formar aqueles que não perderam a essência de qualquer processo educativo: a autoridade do professor.
Deste modo, é assim que o
Primeiras Letras exerce essa função:
Módulo I: Procurar no claro o que se perdeu no escuro.
Módulo II: Memória e Alfabetização.
Neste módulo apresento em que potência humana a alfabetização está: porque ela começa na memória para terminar na inteligência e como a pré-alfabetização se insere neste cenário. Aqui está a chave para pré-alfabetizar uma criança, ainda que você não tenha nenhum material em mãos.
Módulo III: Fonética e Fonologia.
Toda palavra possui uma forma e um conteúdo. Uma maneira de dizer e algo sobre o que se diz. É o que em linguística se classifica como significante e significado. Neste módulo esclareço porque a alfabetização começa na forma e termina no conteúdo apresentando todas as articulações dos sons da fala e o princípio fundamental da leitura.
Módulo IV: Práticas da Alfabetização.
Depois de fundamentada a teoria, apresento os três pilares que sustentam a aplicação prática dos princípios: leitura e escrita; o papel das cartilhas; fluência em leitura e a bibliografia para quem deseja retomar o assunto depois.

Bônus:
Um guia prático, em PDF
originalmente lançado em janeiro de 2020, com todos os elementos básicos que envolvem o processo de alfabetização – e que gestaram o Primeiras Letras;


Uma aula com
Day Fálcon
que desmistifica a ineficácia do método silábico e o modo para utilizá-lo na alfabetização a partir do livro “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles.

Uma aula com o professor
Samuel Cardoso Santana
sobre Usos do Português em que apresenta a definição e a identificação concreta da prosódia – a arte da pronúncia.

Uma planilha
com uma sugestão de ordem para apresentar as letras e sílabas de acordo com a explicação no módulo III.

Uma aula sobre
Socioconstrutivismo
com o professor Guilherme Freire em que ele destrincha autores e explica porque essa teoria é anti-educativa.
Além de…


Acesso às aulas tira-dúvidas de todas as turmas anteriores (SEIS)
com mais de doze horas de aulas e todas as Semanas de Alfabetização com convidados, totalizando mais de 15 aulas.
E para finalizar (ainda não acabou!)

Um bônus extra, recém-lançado,
“pós-alfabetização”
com uma aula que já conta com dezenas de feedbacks como “ a melhor aula que já se viu sobre o assunto” chamada Princípios da Interpretação.
Trata-se, sem nenhuma dúvida, do maior e mais completo curso de Alfabetização, da teoria à prática, que há no Brasil, hoje.
Você está pronto para se tornar um alfabetizador de verdade, sem reservas?
Olinda Scalabrin
Olinda Scalabrin é Professora de História e idealizadora do Curso Primeiras Letras.
Já conta com mais de 3.000 alunos entre professores, pais e educadores; projetos inspirados no seu trabalho, além de escolas que seguem as suas diretrizes nas salas de aula. Realiza palestras em todo o Brasil na área de história da educação e linguagem e é mãe educadora.
O que dizem os alunos
do Curso Primeiras Letras
