
Primeiras Letras
Curso definitivo de Alfabetização.
Aprenda a alfabetizar, em casa ou na sala de aula, de maneira efetiva e validada. Torne-se um alfabetizador sem lacunas.
Se você chegou até aqui é porque não está seguro para começar
ou continuar a alfabetização daqueles que precisam de você para aprender a ler e a escrever.
Nós vivemos numa época em que tudo se opõe ao estudo sério. As crianças, desde a mais tenra idade, são preparadas para o lúdico, o fácil, e, ao mesmo tempo, são expostas a uma iniciação escolar precoce, que infelizmente, na maioria das vezes, não está pronta para ensiná-las.
Isso acontece porque da mesma maneira que um prédio não pode ser construído sem alicerces, uma vida de estudo não pode ser formada sem uma boa e sólida alfabetização. Ambos desmoronam.
Pais e professores que começam a identificar esse mal enraizado na formação básica escolar se deparam com um problema concreto, real e num primeiro momento intransponível: como se deve alfabetizar uma criança, sem deixar lacunas?

Por isso o Primeiras Letras foi criado:
Para auxiliar pais que não possuem formação universitária em pedagogia e não fazem a menor ideia de como começar a alfabetizar seus filhos.
Para guiar pais cujos filhos estão na escola, em fase de alfabetização, mas não sabem como julgar se o que e como estão aprendendo é suficiente; ou se precisam complementar em casa;
Para professores que terminaram a formação em pedagogia, mas não aprenderam nada além de um conjunto de “práticas didáticas” que não formam ninguém.
Para educadores que possuem responsabilidade na formação de professores e no desempenho dos alunos, tais como coordenadores pedagógicos/diretores.
Infelizmente não é possível confiar que apenas o sistema educacional regular dê conta de transformar as crianças em leitores fluentes.
Pais e professores me procuram preocupados com o futuro da vida de estudo dos filhos e alunos, muitos deles, inclusive, com mais de dez anos e que ainda não conseguem acessar o significado de um texto simples.
A situação preocupa, mas não é irreversível. E uma simples questão é suficiente para explicar o porquê:
Alfabetizava-se de maneira muito mais simples, concreta e eficiente do que vemos hoje: através de um educador persistente e que tinha clareza do que estava fazendo.
É exatamente isso que se perdeu hoje.
Impõem-se mais exigências: todo o processo precisa ser lúdico; a professora tem de dominar a didática, não o conteúdo; o material precisa ser cumprido rigorosamente (e todas as crianças devem ter o mesmo desempenho); é indispensável o uso de manipuláveis – a lista é extensa.
Mas ela nunca contempla o principal: a presença de um educador atento e que ENSINA. Com a desvalorização do papel do mestre, ou professor, que passou a ser um “facilitador”, aqueles que deveriam ter nas mãos o ensino sentem-se como se elas estivessem atadas.
Qual a saída, então?
Formar aqueles que não perderam a essência de qualquer processo educativo: a autoridade do professor.
Deste modo, é assim que o
Primeiras Letras exerce essa função:
Módulo I: Procurar no claro o que se perdeu no escuro.
Este é o módulo necessário para esclarecer quais são as amarras da alfabetização: por que as crianças não aprendem? Por que as professoras estão desmotivadas? Por que os pais não podem transferir para outros a responsabilidade na educação dos filhos? Para quem não sabe onde se quer chegar, qualquer caminho serve. Este é o módulo que livrará você de toda e qualquer insegurança que possa te assombrar.
Módulo II: Memória e Alfabetização (veja mais)
Módulo III: Fonética e Fonologia (veja mais)
Toda palavra possui uma forma e um conteúdo. Uma maneira de dizer e algo sobre o que se diz. É o que em linguística se classifica como significante e significado. Neste módulo esclareço porque a alfabetização começa na forma e termina no conteúdo apresentando todas as articulações dos sons da fala e o princípio fundamental da leitura.
Módulo IV: Práticas da Alfabetização (veja mais)
Depois de fundamentada a teoria, apresento os três pilares que sustentam a aplicação prática dos princípios: leitura e escrita; o papel das cartilhas; fluência em leitura e a bibliografia para quem deseja retomar o assunto depois.

Bônus:

Um guia prático, em PDF
originalmente lançado em janeiro de 2020, com todos os elementos básicos que envolvem o processo de alfabetização – e que gestaram o Primeiras Letras;

Uma aula com
Day Fálcon
que desmistifica a ineficácia do método silábico e o modo para utilizá-lo na alfabetização a partir do livro “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles.

Uma aula com o professor
Samuel Cardoso Santana
sobre Usos do Português, em que apresenta a definição e a identificação concreta da prosódia – a arte da pronúncia.

Uma planilha
com uma sugestão de ordem para apresentar as letras e sílabas de acordo com a explicação no módulo III.

Uma aula sobre
Socioconstrutivismo
com o professor Guilherme Freire, em que ele destrincha autores e explica porque essa teoria é anti-educativa.
Além de…


Acesso às aulas tira-dúvidas de todas as turmas anteriores (cinco)
com mais de doze horas de aulas e todas as Semanas de Alfabetização com convidados, totalizando mais de 15 aulas.
E para finalizar (sim, ainda não acabou)

Um bônus extra, recém-lançado,
“pós-alfabetização”
com uma aula que já conta com dezenas de feedbacks como “ a melhor aula que já se viu sobre o assunto” chamada Princípios da Interpretação.
Trata-se, sem nenhuma dúvida, do maior e mais completo curso de Alfabetização, da teoria à prática, que há no Brasil hoje.
Você está pronto para se tornar um alfabetizador de verdade, sem reservas?

Garantia Incondicional
Olinda Scalabrin
Olinda Scalabrin é Professora de História e idealizadora do Curso Primeiras Letras.
Já conta com mais de 2.500 alunos entre professores, pais e educadores; projetos inspirados no seu trabalho, além de escolas que seguem as suas diretrizes nas salas de alfabetização. É palestrante e mãe educadora.

O que dizem os alunos do Primeiras Letras
